+REVIEW - Um Lugar Silencioso

11:00 0
Não importa o que aconteça, não faça barulho. 



Ao acessar a Netflix e clicar na aba "Terror e Suspense" é possível encontrar centenas de filmes para os mais diversos gostos: Temos filmes sobre o mundo sobrenatural com seus demônios, fantasmas e criaturas bizarras, seres de outras dimensões e mundos paralelos, serial killers e psicopatas dispostos a perseguirem a mocinha pela floresta e assim sucessivamente. É um gênero que se encontra saturado e o resultado são produções cada vez mais genéricas e previsíveis com suas fórmulas já conhecidas e de pouco impacto. Eis que somos apresentados ao novo filme de John Krasinski (que também atua no filme) e somos presenteados com uma obra original, densa, visceral e EXTREMAMENTE agonizante. Ainda não te convenci? Pois bem, preparei uma lista com 5 motivos para você levar em consideração e escolher "A Quiet Place" como o filminho do final de semana. 

1: A história

Somos guiados por um mundo hostil e ameaçador pós apocalíptico infestado por criaturas mortais que são cegas, mas possuem uma audição extremamente aguçada capazes de detectar até o menor dos sussurros. É nesse ambiente que um casal precisa encontrar uma maneira de criar seus filhos e, o mais importante de tudo: em silêncio. Eles desenvolvem técnicas e uma linguagem própria para se comunicarem e evitam qualquer situação que possam ser detectados pelas terríveis criaturas.

Falando delas em si, não sabemos muitos detalhes a respeito do que são. Algumas informações sobre o surto são dadas em recortes de jornais, mas a origem em si ainda não foi revelada  e suas aparições são o suficiente para deixar qualquer telespectador grudado na cadeira sem fazer qualquer barulho (é sério, isso realmente aconteceu no cinema.)
Apesar do filme possuir uma premissa simples e um pouco batida, a história realmente vai se desenvolvendo em um ritmo acelerado e claustrofóbico e devemos dar crédito ao diretor que acertou nas diversas cenas que focam apenas no que é necessário para o filme em si, sem espaços para firulas ou tramas desnecessárias. O resultado é um filme dinâmico e estável, onde os detalhes cruciais para a trama são dados nos momentos certos, mas deixando ainda muitas dúvidas rondando o imaginário de quem assiste. Um Lugar Silencioso é totalmente imersivo e sufocante.

Inclusive, gostaria de fazer um parenteses e citar que a história me lembra um pouco um dos meus livros favoritos do gênero chamado "Caixa de Pássaros", cujo os direitos foram comprados pela Netflix e já temos review aqui no site.

2: Elenco

Em produções em que o elenco é reduzido, há muito espaço para que o personagens se desenvolvam e é a oportunidade perfeita para que os atores possam demonstrar seu talento. O foco principal da narrativa é a família e o desespero humano, usando o silêncio como a principal forma de sobrevivência. Nesse quesito todos os atores foram extremamente convincentes. O casal é vivido pela talentosa Emily Blunt (A Garota no Trem) e seu marido na vida real, John Krasinki. Esse, por sua vez, me surpreendeu muito, pois nunca o havia visto com grandes olhos como ator, contudo, a sintonia entre o casal é visível durante o filme que possui cenas muito bonitas que demonstram o amor familiar, mesmo com todo o caos que o mundo se transformou. A ala mirim do filme também foi muito competente ao dar vida a papeis tão difíceis e destaco Millicent Simmonds que realmente possui problemas auditivos, tal qual sua personagem. O drama do filme é algo muito verídico, os personagens são bem construídos e beiram a realidade com tamanha complexidade. 

A estrela do filme definitivamente é Emily que mais uma vez demonstra todo o seu talento nas diversas cenas de suspense e medo, sendo capaz de demonstrar de um jeito único todo o sofrimento e dor da personagem enquanto lutava para manter seus filhos em segurança. 


3: Trilha sonora 

Em uma filme em que os personagens quase não possuem falas e se comunicam exclusivamente por gestos, se torna essencial que haja uma trilha sonora de qualidade para que o mesmo não caia na motonomia ou se torne um filme massante, mas Marco Beltrani (responsável também pela a trilha sonora de Logan), desempenha seu trabalho com maestria e nos entrega uma das melhores soundtracks de todos os tempos. A mixagem e edição de som também são eficientes e ganham destaque ao ser assistido no cinema, fator que contribui ainda mais para o clima de apreensão que as sufocantes cenas são capazes de proporcionar. 

4: O silêncio 

O filme é muito quieto. Com exceção de raros momentos em que os personagens possuem falas, o tom do filme é ditado pelo silêncio que se transforma no protagonista do filme, sendo o responsável por nos deixar tão inquietos enquanto assistimos. Existe uma sequência no filme (foto ao lado) que é totalmente apavorante e alinhado com os fatores que já citamos acima, a cena se transforma numa das mais emblemáticas e bem produzida dos últimos tempos.


5: O desfecho

Se você aguentou chegar até o final e não infartou ou teve um colapso nervoso (cheguei bem próximo), o filme possui um final um tanto quanto "normal", em comparação com toda a obra. Não possui grandes mistérios ou surpresas, mas é eficiente para o encerramento do longa. Em muito tempo não havia assistido um filme de terror/suspense em que a sequência começo-meio-fim tenha me agradado, mas saí com esse sentimento da sala do cinema (mesmo que ainda receoso de fazer barulho.) Recentemente nos foi confirmado por John que o filme irá ganhar uma sequência e, espero que enfim saibamos a verdadeira origem das criaturas.



Um Lugar Silencioso é um filme competente que entrega exatamente o que o trailer nos passa. É extremamente claustrofóbico e visceral, em diversas cenas mal conseguia me segurar na cadeira. Aliado com uma eficiente trilha sonora e atuações de tirar o chapéu, o filme se credencia como um dos grandes suspenses do ano, trazendo novos ares para um gênero que encontrava-se cansado e preguiçoso. 


Nota: 9,5

 

***** DICA PARA VOCÊS, LEITORES! ****

Já aproveitando esse embalo, que tal buscar seus Blu-Rays, DVDs, livros e outras infinidades de produtos com excelentes descontos? Então nós vamos te ajudar nessa! O site Cupom Válido está ai exatamente pra te dar os maiores cupons de descontos nos maiores sites de compra online, e dos mais diversos setores, como eletrônicos, livros, roupas, calçados , passagens áereas e etc. E melhor ainda, é de GRAÇA. Basta entrar no site, procurar uma das centenas de lojas disponíveis e pegar seu cupom! NENHUM cadastro é necessário, é só pegar e usar!

 

E aí, gostaram? Acharam ruim? Sentiram que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é sempre bem vindo! 

0 Comentários para "+REVIEW - Um Lugar Silencioso "