+FÃS - Persona 5

11:00 0
Persona-5-Wallpaper
Seria esse o suprassumo da série Persona?



Eai pessoas? Estamos aqui para estreia de um novo “quadro” do blog, onde os nossos leitores tem a oportunidade de postar reviews, impressões, guias e etc, sobre as obras que eles mais gostam. Então, se você quiser ter sua review publicada aqui, mande-a para o nosso email: maisreviews@gmail.com

Então sem mais delongas, nossa estreia será feita pelo leitor Pietro Paquiela, com essa excelente série. Persona!

Lançado no dia 15 de setembro de 2016 no Japão e no dia 14 de abril no resto do mundo, Persona 5 é o sexto titulo de uma grande saga spin-off da famosa franquia de jogos Shin Megami Tensei. É um jogo com o gênero de JRPG, mas você me pergunta, que gênero é esse? Eu lhes digo, JRPG, de grosso modo falando, é basicamente é um rpg de turno, focado na narrativa e enredo, simplificando mecânicas de combate. Foi muito utilizado no fim dos anos 90, inicio dos anos 2000 com clássicos como Chrono Trigger e Final Fantasy VII.

A História

O jogo começa com seu personagem sendo falsamente acusado de um crime, o pondo sob uma provação perante o governo, e o forçando a mudar de cidade e vida. Apesar de clichê, a historia se desenrola bem e de maneira natural. Com um despertar da habilidade de manipular personas (manifestações físicas de suas personalidades) o protagonista se vê numa tentativa de mudar o mundo, que está “podre” com pessoas com desejos distorcidos, criando o que é chamado no jogo de palácios (O jogo explica muito bem esse termo, então vou tentar simplificar: Palácios são uma manifestação dos desejos distorcidos citados acima, criando um lugar onde essas pessoas inconscientemente dominam).

persona-5-screen-03-ps4-us-30jun16
Gráficos são um dos diferenciais.

Gameplay

Por ser um jogo focado em historia, a saga Persona possuiu uma mecânica muito diferente chamada “Confidentes”, eles são os laços criados entre o protagonista e o resto dos personagens, os fortalecendo em combate, liberando Personas mais poderosos e garantindo habilidades únicas.
Como só podemos lutar nos palácios, o combate do jogo é um tanto limitado, pois não temos eles disponíveis sempre. Já em combate, não há muito o que se falar, podemos atacar, umas habilidades (sejam elas mágicas ou físicas), nos defender, usar armas de fogo e fugir. Inimigos tem resistências e fraquezas, assim como seus companheiros, explora-las fazem parte de uma mecânica essencial de luta.
Quanto à gráficos, o jogo é bonito. Eu particularmente gosto muito de jogos com visuais mais de anime, porém isso pode desagradar algumas pessoas.
Os menus do jogo são todos animados, com o protagonista ao fundo realizando diferentes ações baseadas na escolha do jogados, o que é um diferencial e me agradou bastante.
O Menu Animado

Temática

Enquanto a temática de Persona 3 era Morte, do Persona 4 era identidade, a do Persona 5 seria algo como liberdade, visto que o protagonista se vê preso logo na primeira cutscene.
Persona 5 expressa muito bem um Japão do século 21, falando abertamente em assuntos tabus como abusos, chantagens, gangues, casamentos forçados e corrupção e política.
Como os personas são todos relacionados a figuras religiosas e/ou de folclore mundial, pode se tratar de um tema um quanto delicado para algumas pessoas ( por exemplo um persona presente desde o inicio da franquia é o próprio Lúcifer).
Não se engane: Essa animação foi feita a mão, nada de CG.

Conclusão

O jogo é feito para um nicho muito específico de jogadores, por se tratar de um gameplay arrastado por conta da limitação de tempo que o jogo tem e praticamente forçar você a conversar com NPCs. Dito isso, ele entrega aquilo que promete de maneira exemplar, um jogo com enredo espetacular, tratando de assuntos que nunca havia visto antes.
A historia no inicio é um tanto arrastada no inicio, mas se desenrola muito bem e de maneira bem natural, passando uma sensação de progressão, apesar de pecar naquilo que todos os jogos desse gênero falham que é a necessidade de grind para quem busca o 100% do jogo (Que por experiência própria, posso dizer que custará entre 80-140 horas.)

Pontos Positivos
  • Personagens carismáticos (Salvo algumas exceções)
  • Construção de cenário muito bem feita.
  • Chefes marcantes.
  • Enredo exemplar.

Pontos Negativos
  • Dublagem em inglês desagradável de ouvir.
  • Repetição quanto aos combates.
  • Alguns personagens importantes sem profundidade e foco em objetivos.

Nota: 9.0


E aí, gostaram? Acharam ruim? Sentiram que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é sempre bem vinda!


























0 Comentários para "+FÃS - Persona 5"