+REVIEW - Negima!

10:00 0
Um belo shounen que foi mal aproveitado em seus adaptações.
Um belo shounen que foi mal aproveitado em suas adaptações.



 
***** Postagem reutilizada e revisada - Originalmente lançada em 28/06/15 *****


Negima! é uma abreviação de Negi Magi, porém o nome completo do mangá/anime é Magister Negi Magi, que tem de significado o objetivo do protagonista principal, Negi Springfield, que almeja se tornar um Magister Magi, ou seja um Mestre das Magias. O mangá começou a ser publicado em 2003 por Ken Akamatsu (Love Hina) e teve seu término em 2012.

Sobre o protagonista, Negi é um garoto de 10 anos de idade, muito simpático e carismático que é muito querido na escola e vilarejo onde estuda e mora, localizada em no País de Gales. Negi vive sobre os cuidados da sua irmã, Nekane, uma pessoa muito gentil que faz de tudo por seu irmão.

As aparências enganam

A história realmente começa na época de formatura de Negi, quando recebe a missão de dar aulas de Inglês em um colégio feminino chamado Mahora, localizado no Japão para poder concluir seus ensinos de Magia e ganhar seu diploma de mago, e progredir para a próxima fase de ser tornar um Magister Magi.

Já no Japão, Negi acaba cometendo várias falhas, revelando seus poderes mágicos para algumas alunas, e além das mesmas serem de 3 a 4 anos mais velhas que ele (Magi tem 12 anos no início do trama), sendo difícil de conseguir respeito com a maioria delas. E assim realmente o trama vai se desenrolando.

A série possui muitos personagens (cerca de 30 alunas e mais vários outros), somente mencionarei as principais para referência, que tem mais envolvimento com Negi. Os principais são:

  • Asuna Kagurazaka (parceira mágica)
  • Chisame Hasegawa (parceira mágica)
  • Konoka Konoe (parceira mágica)
  • Nodoka Miyazaki (parceira mágica)
  • Setsuna Sakurazaki (parceira mágica)
  • Evangeline A.K. McDowell ("Mestra" de Negi )

A quantidade de personagens é grande, porém todos são bem aproveitados


Informação extra: Todas as alunas de Negi tem alguma particularidade em especial. Todas, Sem exceção

Negima! se encaixa no típico shounen, possui uma história que vai se desenrolando de uma maneira bem interessante e emocionante, sendo possível ver o desenvolvimento de seus diversos personagens. Batalhas épicas, drama, personagens carismáticos e, é claro, ecchi . Como eu disse antes, todas as alunas tem alguma particularidade, e isso influencia muito no carisma de cada uma, e você acaba tendo afinidade com pelo menos alguma delas, o que faz disso um ponto forte de Negima!

O mangá tem 355 capítulos e foi vendido no Brasil oficialmente pela JBC.

As batalhas empolgam bastante

O Calcanhar de Aquiles: Os animes (Sim, no plural mesmo)

Negima! também possui duas adaptações da história em animes, uma feita em 2005 (estúdio Xebec) e outra em 2006 (estúdio Gainax). As duas tem histórias bem diferentes do mangá, levando a história para uma adaptação original, e a causa é justificável, já que o mangá não estava nem sequer na metade da história. Porém isso não justifica uma adaptação mal feita. Ambos foram duramente criticados por possuírem um enredo fraco e previsível, animação ruim, e cenas bem contestáveis. Em um dos animes, mal possui batalhas para se levar em comparação (em mangá shounen!!!).

Para não dizer que todas as adaptações foram ruins, também foram lançados OVAs que se referem fielmente a alguns capítulos "chave" da história. Esses sim, são extremamente recomendados para serem vistos.

Por fim, foi lançado um filme com o final alternativo do Mangá, chamado Negima! Anime Final. Sobre ele, não posso contar muito sem desencadear um spoiler, já que conta já a parte final do mangá, mas resumindo, é um final para agradar a todos que não gostaram do final do mangá, assim deixando ambos os fãs felizes. O filme não é ruim, bem longe disso. Possui uma boa animação,e a ideia original é bem (BEM) melhor que dos animes, talvez porque foi feito pelo próprio Ken Akamatsu. Porém, pessoalmente prefiro o final do mangá, e recomendo que vejam o final do filme para comparação.

Os OVAs possuem uma boa animação.


Resumo da Obra: Negima é um excelente manga shounen. Possui um bom enredo, bons personagens, fazendo bom uso de todos eles (o que é raridade para um mangá com tantos), e também um excelente clímax final. O lado negativo fica por conta das adaptações em anime, que infelizmente decepcionaram bastante a legião de fãs existentes. Ainda sim, os OVAs existentes reproduzem fielmente alguns capítulos importantes, além do filme com final alternativo, que já compensam um pouco a decepção.

Pontos Positivos:
  • História excelente.
  • Muitos personagens carismáticos e bem aproveitados.
  • A evolução dos personagens é extremamente bem feita.
  • Possui OVAs que representam muito bem alguns capítulos do mangá.
  • Comédia, drama e ecchi no ponto certo.

Pontos Negativos:
  • Animes totalmente infiéis ao mangá, além de possuírem uma história fraca,
  • Filme com final alternativo é fraco.
  • Algumas partes do mangá possuem uma "enrolação" excessiva.
  • Pode ser considerado longo demais para alguns.


Notas:

Negima! (Mangá): 9/10
Negima!? (Animes): 6/10
Negima!! (OVAs): 9/10
Negima! Anime Final (Filme): 7,5/10

Geral:  7,8/10


E ai, gostaram? Acharam ruim? Sentiram que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é bem vinda!


0 Comentários para "+REVIEW - Negima!"