+REVIEW - Madoka Magica + Filmes

10:00 0
Melhor rever seus conceitos sobre garotas mágicas!
Melhor rever seus conceitos sobre garotas mágicas!


***** Postagem relançada e revisada - Postada originalmente em 16/07/15 *****


Se você gosta de mangás ou animes no estilo Mahou Shoujo, (ou Garotas/Meninas Mágicas em português) é provável que você já tenha escutado ou lido o nome Madoka Magica em algum lugar.

Puella Magi Madoka Magica (ou Mahou Shoujo Madoka Mágica, no Japão) é um anime lançado em Abril de 2011 produzido pelo estúdio Shaft. Nessa análise, somente o anime será levado em consideração porque foi o único material de Madoka que eu vi. Mas o conteúdo do anime é bem fiel ao mangá, então as divergências são bem poucas.

Madoka Magica se passa na cidade fictícia de Mitakihara, no Japão, onde duas estudantes do ensino médio chamadas Madoka Kaname e sua amiga Sayaka Miki levam suas vidas pacíficas normais. Madoka é a principal protagonista da série e possui uma personalidade quieta, porém bem simpática e companheira enquanto Sayaka é mais extrovertida, sendo mais brincalhona e engraçada. Suas vidas começam a mudar drasticamente após se depararem com uma pequena criatura, muito parecida com um gato que possui o nome de Kyubey, que as oferece um contrato de se tornarem garotas mágicas com grandes poderes para salvar o mundo das bruxas, que ameaçam a humanidade. Claro que para tornar o processo mais "interessante", Kyubey lhes oferece a possibilidade de realização de qualquer, porém único desejo ao custo de sua alma (ainda parece interessante para você?).

Você trocaria sua alma por um desejo?

Entretanto, uma estudante transferida e também garota mágica chamada Homura Akemi não está disposta a aceitar que Madoka (e só ela) se torne uma garota mágica e faz de tudo, inclusive tentando matar Kyubey para que Madoka não aceite o contrato oferecido por ele. Homura possui uma personalidade fria e de poucas palavras, se preocupando apenas com Madoka e também em derrotar as bruxas. Caso você se pergunte sobre sua relação com Sayaka, a resposta é simples: Homura não está nem ai para ela, e a vê como um estorvo.

Porém, Garotas Mágicas não lutam contra bruxas "apenas" para a salvação da humanidade, mas também porque necessitam derrota-las para "purificar" as suas Soul Gems (Gemas da Alma) que a cada magia utilizada ficam mais negras (referente ao sofrimento), e caso a Soul Gem fique totalmente negra, a garota mágica em questão se transforma em uma perigosa e terrível bruxa, não havendo outra maneira de salva-la além de ser morta por outra garota mágica.

Após isso, Madoka e Sayaka acabam encontrando a quarta personagem principal da série, chamada Mami Tomoe, uma estudante um ano mais velha que ambas, sendo muito simpática, gentil e carismática. Mami também é uma garota mágica, e durante uma luta contra uma bruxa onde Madoka e Sayaka acabaram presas junto com ela, se oferece para treina-las e também mostra-las como que a decisão de se tornar uma garota mágica pode ser extremamente perigosa, cansativa e angustiante

A última, porém não menos importante personagem da série é Kyoko Sakura, uma garota mágica veterana que chega a cidade com o objetivo de lutar contra a grande e poderosa bruxa que surgirá na cidade em breve, e que poderá ameaçar toda a existência da humanidade. Kyoko possui personalidade forte, arrogante e aparentemente sempre está com fome (é sério), mas no fundo demonstra que é uma boa pessoa ao decorrer do trama.

Kyoko, Homura, Madoka, Sayaka, Kyubey (acima) e Mami

As bruxas são seres que possuem uma forma física totalmente adversa ao que você pensa. Possuem características que misturam animais e objetos aleatórios com uma animação de papel real feita na mão (quadro a quadro), junto com a animação das personagens, além de fazerem barulhos no mínimo, bizarros. Para derrota-las  é necessário ingressar ao "seu mundo" e em algumas vezes derrotar outras criaturas menores antes da bruxa em si. As bruxas, criaturas mágicas e as magias não podem ser vistas pelos humanos normais, mas isso não significa que não possam ser influenciados por isso.

A animação é boa, bem no estilo do estúdio Shaft, com bastante detalhes e focos na ambientação, além do diferencial que é a mistura com objetos feitos de cartolina(creio eu) junto com desenhos 2D normais, que pode parecer estranho no início, mas você acaba se acostumando e aderindo a ideia (ou não).

A trilha sonora também é muito boa, sendo encaixada em momentos certos, como o de ação e os de drama. Além de uma boa abertura, focando em um tema mais alegre, e o encerramento, em um mais pesado voltando para o J-Rock. Outro ponto positivo que não pode ser esquecido é a cena de transformação, que é muito bem feita e com uma excelente música ao fundo, essencial para uma Mahou Shoujo (O fan service tem que existir afinal).


As transformações são extremamente bem feitas



O trama de Madoka Mágica é excelente, principalmente porque toda aquela ideia de garotinhas fofinhas com poderes coloridos vai por água baixo nessa obra, juntando o enredo fenomenal focado principalmente no drama, ao invés das cenas de "ação" e "fofuras" que um mahou shoujo normalmente teria. Todas as protagonistas chamam atenção e tem seu carisma, nenhuma está ali somente para ser somente mais uma, principalmente Madoka que tenta de toda as maneiras ajudar suas amigas, as colocando como prioridade acima de si mesma, talvez por isso ela seja a favorita (ou será que é a Homura?).

No final de 2011, o primeiro filme de uma trilogia foi lançado no Japão chamado de Puella Magi Madoka Magica: Beginnings. Em 2012, foi lançado a continuação chamado de Eternal e em Dezembro de 2013, o último, com o nome de Rebellion.

A história dos dois primeiros filmes são iguais ao trama da série, contendo compilações do mesmo. O único e pior filme realmente com um conteúdo totalmente novo foi Rebellion, que conta a história da protagonista Homura Akemi após os eventos finais da série. Esse último sendo duramente criticado, pela história pífia, além de tentarem fazer um final "bonzinho demais" para o que condiz com a série. E eu concordo plenamente com essas críticas. Esse terceiro filme é um fiasco, além que os outros dois são só compilados, então não sugiro a ninguém vê-los. Fiquem somente no anime original.


Resumo da Obra: Madoka Magica é um anime obrigatório para qualquer fã de uma grande história, bons dramas, bons personagens e uma grande trilha sonora, dando uma nova ideia para os que tem certo "preconceito" no estilo de Mahou Shoujo. A animação varia, uns irão gostar, outros irão estranhar, mas em geral ela é boa. Seus três filmes foram nada mais que tentar "sugar" mais dinheiro da obra, com dois compilados do anime (para os mais preguiçosos), e um terceiro que nunca deveria ter existido.

Pontos Positivos:
  • História espetacular.
  • Personagens carismáticos.
  • Trilha sonora bem encaixada no trama.

Pontos Negativos:
  • A animação é contestável. Há pontos para gostar e para não gostar.
  • Nenhum dos três filmes agregam algo para história, o terceiro em especial não deveria sequer existir.


Notas:
Puella Magi Madoka Magica (Anime) - 9,2/10
Puella Magi Madoka Magica (Filmes) - 5,5/10

Geral - 7,4/10





E ai, gostaram? Acharam ruim? Sentiram que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é sempre bem vinda!

0 Comentários para "+REVIEW - Madoka Magica + Filmes"