+REVIEW - Limbo

10:00 0
Um excelente puzzle 2D com uma dificuldade desafiadora
Um excelente puzzle 2D com uma dificuldade desafiadora


***** Postagem reutilizada e revisada - Originalmente lançada em 24/06/15 *****


Limbo é um jogo 2D side-scroller puzzle lançado em 2010 pela Playdead para Xbox 360 sendo mais tarde portado e otimizado para outras plataformas como PS3, PS4, PC e XOne.

O jogo começa com um garoto sem nome despertando em uma floresta na "Beira do Inferno" (daí o nome Limbo). Seu objetivo no jogo é achar sua irmã mais velha desaparecida e escapar desse tal lugar.
Em Limbo você enfrenta as mais adversas situações, além de ter que quebrar bastante a cabeça para conseguir passar da fase onde se encontra. O nível de dificuldade é bastante difícil, mas nada que seja apelativa ou impossível.


A ambientação sempre se passa em um ambiente preto e branco com um clima sombrio, o que combina com o nome do local (e do jogo), sendo um dos diferenciais da obra. Também, não há sistemas de lutas ou combates, porém, ocasionalmente haverá inimigos a serem derrotados, cabendo a sua inteligência descobrir como fazer isso.

Para um jogo de 2010 e ser no estilo 2D, Limbo possui gráficos muito bonitos, além de ser um jogo Indie. Também recebeu diversas melhorias de jogabilidade, e texturas em altas definições nos PCs e consoles mais novos.

A trilha sonora quase não é presente no jogo, principalmente porque você precisa prestar atenção ao som ambiente para lhe ajudar a resolver os quebra-cabeças, além de detectar os inimigos.

As mortes também são um caso a parte no jogo, você pode morrer de maneiras no mínimo, peculiares. Como por exemplo, ser decapitado, fuzilado, fatiado, triturado, incinerado, perfurado e dentre outras.
Isso foi positivamente criticado pelas reviews famosas internacionais, dizendo que Limbo é o jogo que "mostra na tudo na sua cara, sem oferecer uma grande violência gráfica". Claro que isso é graças ao ambiente em preto e branco, que consegue "camuflar" grande parte disso, causando até o efeito cômico algumas vezes. Uma bela sacada da produtora.

Ser atravessado por uma aranha gigante é um dos modos de ser morto

A história é algo secundário no jogo, na verdade, ela praticamente não existe, portanto não fique se perguntando por "buracos" não explicados, como "Por quê ele foi parar no Limbo?", que você não irá ter sua resposta. O principal  foco são realmente os puzzles de grande dificuldade, que fazem você perder a paciência tentando concluir a fase diversas, e diversas vezes.
Apesar disso, Limbo foca mais na inteligência do jogador, ao invés de ser apelativo, onde a sorte ou a rápida resposta do jogador pode ser efetiva para que a fase seja passada em dez minutos, ou uma hora.

Resumo da Obra: Limbo é um excelente jogo, e é recomendado para qualquer jogador que curta puzzles 2D e/ou side-scrollers. Seus puzzles bem elaborados, jogabilidade simples e uma bela ambientação são sua principais atrações. O lado negativo fica por conta da falta uma história, que mesmo que rasa, poderia explicar assuntos triviais que não são sequer comentados na obra. É uma compra extremamente recomendada.

Pontos Positivos:

  • Puzzles Alucinantes.
  • Dificuldade é alta, porém não é apelativa.
  • Realmente é um 2D no estilo "clássico"


Pontos Negativos:

  • Uma história mais bem elaborada não ia fazer mal a ninguém.


Nota: 9/10


E ai, gostaram? Acharam que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é bem vinda!


0 Comentários para "+REVIEW - Limbo"