+REVIEW - Fate/Stay Night Unlimited Blade Works

10:00 0
Fate é sempre bom, com essa animação fica ainda melhor.



***** Postagem relançada e revisada - Lançada originalmente em 28/06/15 *****


Fate/Stay Night Unlimited Blade Works é um anime lançado em 2014 pela grandiosa Type-Moon (de Tsukihime, Kara no Kyoukai e Carnival Phantasm) feito pela excelente produtora Ufotable.

Unlimited Blade Works é o segundo arco do Mangá/Anime Fate/Stay Night original que foi lançado em 2004/2006 respectivamente. O foco é voltado a heroína Rin Tohsaka, ao invés de Saber (Arthuria).

A história se passa na pacata cidade de Fuyuki (que se for levada em consideração, de pacata não tem nada) 10 anos depois da última guerra do Santo-Graal e os seus protagonistas são Rin Tohsaka e Emiya Shirou. Ambos foram escolhidos como Mestres, e assim invocam seus servos para a nova guerra que se aproxima.

Excelentes cenas de batalhas empolgam os espectadores


Antes que eu fale sobre minha opinião do Anime, sei que nem todos viram toda Fate/Series e talvez não estejam entendendo nada, então em seguida tem em baixo segue uma breve explicação.

Guerra do Santo-Graal: É o nome da batalha entre 7 magos e seus servos que acontece a cada 10 anos na cidade de Fuyuki (sim, é sempre nessa maldita cidade) com objetivo de adquirir o Cálice Sagrado.
A guerra só acaba quando apenas um mago e servo restarem.

Cálice Sagrado: Como o próprio nome diz, é um cálice com o poder de conceder tudo e qualquer desejo.

Servos: Espíritos Heroicos que são invocados por seus mestres(magos) usando algum tipo de referência de seu passado. Mantendo assim, um contrato até o fim da guerra. São divididos em 7 classes:
  • Assassin (Assassino)
  • Archer (Arqueiro)
  • Berserker (Fúria extrema, não possuindo uma tradução literal)
  • Caster (Mago)
  • Lancer (Lanceiro)
  • Rider (Cavaleiro)
  • Saber (Espadachim)
A classe dos heróis é sempre relacionada à suas características físicas e personalidade.

Bem, após esse resumo,agora sobre o Anime. A série Fate Stay/Night UBW conta uma história alternativa ao do Fate Original, porém sem ser um Spin-Off, e sim seguindo para um arco diferente. Eu a considerei extremamente melhor que a original por ter um enredo bem contado, com menos buracos, além de uma animação de cair os queixo. Sério, a animação desse anime é absurdamente linda, principalmente nas cenas de ação (80% do tempo).

Animação é linda. Por isso também quase faliu a produtora.

Os protagonistas (incluindo os servos principais) são extremamente carismáticos, principalmente Rin e a serva Saber como ocorreu na série original.

A história, é boa, e corre sempre contada e um fluxo correto. Lembre-se que é um anime de ação, além de estarmos falando de Fate, que em teoria sempre segue o mesmo padrão de história (Servos, Mestres em busca pelo Cálice). Por isso, talvez existam poucos mistérios na série Fate em geral, já que grande parte da explicação já é feito logo nos primeiros episódios, e o "resto" podemos considerar cenas frenéticas de ação até o clímax, o que não é ruim de maneira nenhuma, porém aos mais críticos pode ser que falte "sal" a história, o que também é totalmente compreensível.

Ao mesmo tempo que Fate não possui uma história muito complexa e elaborada, ela trabalha muito bem com o que tem, e é executada com louvor. Os carisma dos protagonistas (sim, novamente), a relação entre magos e servos são extremamente bem feitas. Cada personagem é realmente único, a harmonia e emoção na narração (japonês) são impecáveis. É extremamente difícil você não gostar de pelo menos um personagem, ou achar algum personagem genérico na obra. E como eu disse, as cenas de ação são absurdamente bem feitas e fazem você não tirar os olhos das batalhas nem por um segundo.

Por último fica a trilha a sonora, que também é linda e muito bem feita, além de ser usada nos momentos certos.


As aberturas também são o forte de Fate


Resumo da Obra: Fate Stay/Night UBW acerta muito mais do que erra, podemos definir como um pacote completo: Oferece uma boa história ao estilo Fate, excelentes personagens, batalhas épicas, uma animação absurda, e ainda por cima te entrega uma baita trilha sonora. Qualquer fã do gênero/série não ficará decepcionado com que o anime oferece.

PS: É extremamente recomendado que você veja ou tenha visto os outros animes da Fate/Series (Zero, Stay Night Original) antes de assistir o UBW.

Pontos Positivos:
  • Uma das melhores animações já vistas.
  • Ação excelente, com batalhas épicas.
  • Personagens extremamente carismáticos.
  • Trilha sonora excelente.


Pontos Negativos:
  • O padrão definido da série Fate acaba tornando parte do enredo totalmente previsível e sem criatividade.

Nota: 8,8/10

Extra inútil 1: Emiya é o protagonista em ambos os Fates Stay/Night (Original e UBW). A principal diferença fica no foco nas heroínas e como a história se desenrola.

Extra inútil 2: Fate Stay/Night é originalmente um EROGE (Sigla para Jogo Erótico).


E ai, gostaram? Acharam ruim? Sentiram que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é bem vinda!


0 Comentários para "+REVIEW - Fate/Stay Night Unlimited Blade Works"