+REVIEW - Carmageddon

20:00 0
O politicamente incorreto pode ser divertido!




***** Postagem revisada - Original lançada em 20/05/17 ******


Quem nunca jogou ou ouviu falar de Carmageddon não é mesmo? Um dos jogos mais polêmicos dos anos 2000 por sua violência e massacre exagerado, ainda por cima usando carros. E é esse jogo que a review de hoje comenta!

Carmageddon é um jogo de corrida com combate veícular lançado em 1997 (originalmente em 1994 para DOS) produzido pela Stainless Games e publicado pela SCI para PC e Nintendo 64 (A versão de PS1 chegaria somente 1999 produzido pela Ubisoft). Então vamos ao simples enredo e "história".

Na verdade, a história de Carmageddon é nula, sendo que seu objetivo pode ser matar o maior número de pedestres possíveis, destruir seus adversários ou simplesmente correr pela melhor volta (se não estiver satisfeito, você pode tentar os três ao mesmo tempo). Os carros são equipados com lâminas, serras ou qualquer coisa que ajude o combate e assassinato de quem atravessar os veículos.

Violência exagerada era um dos chamativos


O modo que jogo considera o vencedor da "corrida" é feito de várias maneiras como, o número de pedestres atropelados, modos de atropelamento, número de adversários destruídos, bônus coletados e melhor volta. Você também possui um limite de tempo para completar uma volta o que pode ser aumentado de acordo com os atropelamentos e bônus coletados da pista.

Carmageddon foi extremamente criticado pelos governos sendo censurado ou proibido em vários lugares, inclusive o Brasil por possuir uma violência gráfica absurda e um objetivo extremamente violento (para se ter noção, quando você atropelava algum pedestre ou animal, a "câmera" do piloto sempre o mostrava dando risadas). Claro, que nem precisa dizer que isso fez a fama do jogo ir as alturas e o efeito de proibição/censura dos governos surgiu o efeito contrario (digamos que funcionou muito mais como um marketing gratuito, aparecendo até em reportagens na TV, jornais e etc.) despertando a curiosidade de muitos que nem sequer ouviram falar do jogo.
O mesmo não aconteceu com as reviews mundiais, sendo muito bem comentado pelo seu gênero inovador e um ótimo fluxo de escape para o estresse (é serio).

Reparem no rosto de Max (um dos personagens do jogo)

A jogabilidade é boa e fácil o suficiente para qualquer um conseguir pilotar os veículos, a variedade de mapas e carros são grandes (para a época) e a trilha sonora é muito boa tendo predominância do rock (que combina mais com o estilo do jogo). Os carros também possuem diferenças técnicas (como resistência, aceleração e etc.) além de somente estéticas.

Carmageddon também possui outras três "sequências" chamadas de Carmageddon II, Carmageddon TDR2000 e o mais atual que está disponível na Steam, chamado Carmageddon: Max Damage  (link) possuindo gráficos da atual geração. Todos tem os mesmos objetivos possuindo somente melhorias gráficas, novos carros e pistas, por isso não vou avalia-los no momento.

Resumo da Obra: Carmageddon foi um jogo realmente inovador e extremamente polêmico na época do seu lançamento e até hoje não possuindo nenhum concorrente direto (provavelmente pelo tema que aborda), o mais perto disso talvez sejam Vigilante 8 ou Twisted Metal, porém não totalmente iguais. Com jogabilidade fácil e simples, boa trilha sonora com um Rock pesado, e de permitir certa liberdade ao jogador, fez um grande sucesso entre os jogadores e com certeza é um dos jogos mais icônicos da história.
Max Damage é o jogo mais novo da série


Pontos Positivos:
  • Diversão garantida
  • Realmente inovador e polêmico.
  • Trilha sonora muito boa
  • Boa variedade de pistas e carros
Pontos Negativos:
  • Violência exagerada acaba excluindo uma parte considerável de jogadores (principalmente os mais exigentes).
  • A física é um pouco estranha, principalmente nos jogos mais novos.
  • Uma pequena história explicando o porque dessa corrida louca já seria suficiente.

Nota: 7,5/10

E ai, gostaram? Acharam que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é bem vinda!


0 Comentários para "+REVIEW - Carmageddon"