+REVIEW - Angel Beats

20:00 0
Review do excelente anime de drama Angel Beats!
Siga a batida do seu coração!


***** Postagem revisada - Originalmente lançada em 27/07/15 ***** 

Para os que gostam de animes Seinen, um ótimo referente a esse gênero que possui um excelente drama, comédia e enredo, é Angel Beats. E é sobre ele que é a review de hoje!

A light novel de Angel Beats foi lançado em 2009 enquanto o Anime veio cerca de um ano depois, em 2010, seguido pelo mangá Heaven's Door que conta a história dos acontecimentos anteriores ao do anime/light novel. Como informado anteriormente, segue o estilo Seinen (voltado ao público mais ao público adulto). A review será baseada no anime, que assisti recentemente.

A história se passa em uma escola que fica localizada na "Vida após a morte", ou mais conhecido como Limbo onde todos aqueles que morreram sem aceitar sua morte enquanto viviam acabam por lá para conseguir uma segunda chance de vida.

O protagonista masculino principal da série é Yuzuru Otonashi, um estudante que acaba acordando nessa escola sem nenhuma memória do que aconteceu anteriormente e sem saber o por que de estar lá. Logo sem seguida, Otonashi encontra Yuri Nakamura, a principal protagonista feminina da série e líder do Shinda Sekai Sensen (ou Pelotão de Frente Vida Após a Morte), onde o informa que ele morreu e acabou vindo parar no Limbo.
Bastante confuso, é também nesse momento que Otonashi acaba conhecendo Tenshi (ou Anjo, em japonês), uma garotinha de cabelos prateados, calada e com personalidade um pouco apática, que no caso Yuri e seu "esquadrão" estavam a combatendo por acreditar que ela é um Anjo enviado por Deus. Ele desmaia após sofrer um ataque da mesma, e assim o trama de Angel Beats se inicia.

Visão Aérea da Escola Afterlife.

A Shinda Sekai Sensen foi criado por Yuri com a intenção de provocar a presença de Deus de variados modos, principalmente com métodos violentos, como a utilização de armas pesadas (fuzis, granadas e até .50). O principal alvo é Tenshi, que na mente de Yuri é o ser mais próximo de Deus e a melhor maneira de conseguir que ele apareça é atacando-a. Os membros e principais personagens da série (incluindo Yuri e Otonashi) são:

  • Yuri Nakamura: Líder e fundadora da SSS. Possui personalidade forte e determinada. Tem grande inteligência, e usa bastante parte dela para ataques estratégicos a Tenshi. É carinhosamente chamada de Yurippe pelos seus companheiros.
  • Yuzuru Otonashi: O novato da equipe. Extremamente solidário e gentil com seus companheiros e faz de tudo para que eles não sofram. Se preocupa mais com os outros do que a si mesmo.
  • Hideki Hinata: Vice-Líder e co-fundador da SSS. Um jovem com personalidade brilhante e confiável. Assim como Otonashi, Hinata se preocupa muito mais com seus companheiros do que com consigo mesmo.
  • Fujimaki: Brigão da equipe, além de detestar novatos. É um dos mais leais a Yuri, o qual aceita qualquer ordem sem questionar.
  • Matsushita: O gigante da equipe. É mestre em judô, além de estar sempre com fome. Graças ao seu porte físico, Matsushita tem grande facilidade para utilização de armas de grande capacidade, como lança granadas e bazucas.
  • Ayato Naoi: Vice-presidente do conselho estudantil. Naoi possui personalidade rude e arrogante, exceto por Otonashi, o qual demonstra grande respeito de acordo com os avanços da série. Também possui o dom de hipnose para induzir os outros aos seus comandos.
  • Noda: O psicótico. Somente obedece as ordens de Yuri, e fica extremamente furioso com quem discorda de suas ações. Sempre está com sua Alabarda em mãos e pronto para a batalha.
  • Ooyama: Não possui nenhuma habilidade ou dom especial em combate, porém é capaz de fazer qualquer coisa que um humano normal pode fazer, sendo considerado o coringa. Possui personalidade parecida com um NPC, não possuindo nada de diferente, sendo até cogitado como um varias vezes por seus companheiros.
  • Shiina: Uma pessoa de poucas palavras (até demais). Possui uma personalidade calada e demonstra poucas emoções exceto para coisas fofas (principalmente animais), onde mostra seu "ponto fraco".
  • TK: Um dos personagens mais misteriosos e engraçados da série, pois nada é explicado sobre o mesmo. Ele fala poucas palavras e somente em Inglês (de um jeito bem peculiar e engraçado) além de gostar da cultura pop.
  • Yusa: Possui um ódio extremamente elevado aos homens, inclusive matando vários NPCs na escola com um par de tesoura (0_0). Entra para SSS após Yuri a convencer (e acalma-la) em se tornar sua secretária e lutar por uma causa "justa".
  • Takamatsu: Possui uma personalidade calma e educada. Também contribui para SSS, principalmente com a coleta de informações e outros assuntos, mas não necessariamente para sair e lutar, normalmente tenta evitar problemas o máximo possível.
  • Takeyama: O nerd do grupo. Extremamente inteligente, é responsável pelos programas e temas audiovisuais da SSS. Por curiosidade, sempre solicita que seja chamado "Christ"(Cristo).
  • Hisako: Guitarrista da banda Girls Dead Monster, possui personalidade sincera e seu principal passatempo é jogar Mahjong.
  • Miyuki Irie: Baterista da GDM, possui um espírito inocente e extremamente gentil.
  • Masami Iwasawa: Primeira vocalista da GDM, é bastante calada é capaz de fascinar os ouvintes através do esforço para criar uma música que fala seus pensamentos e sentimentos.
  • Shiori Sekine; Baixista da GDM, tem uma personalidade brincalhona e adora pregar peças em seus companheiros para ver suas caras de apavorados.
  • Yui: Segunda vocalista da GDM, Yui é extremamente brilhante, alegre, louca e até mesmo um pouco selvagem. Ela é conhecida por ser hiperativa e fala extremamente rápido.

Da esquerda para direita

Yusa, Sekine, Ooyama, Fujimaki (atrás), Irie, Hisako, Iwasawa, Yui, Hinata, Matsushita (atrás), Otonashi, Kanade (Tenshi), TK (atrás), Yuri, Naoi, Shiina, Takamatsu, Takeyama (Christ) e Noda.

No Limbo, a morte não é possível, porque obviamente, todos lá já estão mortos. Mas isso não impede dos personagens sentirem dor (a mesma de quando vivos), sangrarem, serem esmagados, decapitados e etc. Independente do que aconteça todos acabam retornando.

Também nem todos os personagens são pessoas que realmente morreram e estão presas lá até serem Apaziguadas (ou seja, de forma direta ou indiretamente, aceitar sua morte e motivos para que possa ter uma nova chance de viver). A maioria dos personagens são NPCs (Non-Playable Character) que são controlados por programas de computador para habitar a escola, assim como as armas de Tenshi (um Limbo controlado por computador, é muita tecnologia!).

A história de Angel Beats é muito bonita, engraçada e dramática ao mesmo tempo. Porém vários buracos ocorrem dentro dos 13 episódios+OVA da série, como a falta da história de alguns personagens. Tirando isso, o anime também consegue te entregar vários sentimentos dinamicamente, tendo várias partes onde a gargalhada garantida e outras onde você vai ter que se segurar para não chorar (e vai falhar), isso de uma maneira bem aplicada e sem causar confusão a quem assistir.

Os personagens são bastante carismáticos e contam com suas características únicas e peculiares, que são um diferencial em Angel Beats. A trilha sonora com certeza é uma das melhores existentes nessa era de animes, desde a abertura, os shows da banda Girls Dead Monster durante o anime, nas cenas tristes, nas alegres, e o encerramento. São sempre colocadas no momento exato dando uma ênfase na cena com maestria


Pegue lenços para as risadas e para o choro inevitável.

Resumo da Obra: Angel Beats é um anime excepcional, estando sempre entre os melhores animes da História por seu enredo excelente, trilha sonora memorável e personagens divertidos e carismáticos. Seu maior ponto fraco, é a falta de informação de alguns personagens (por exemplo, o TK) causando um buraco na história. De qualquer jeito, isso não tira o brilho da obra que é digna de ser vista por qualquer fã de um bom anime.

Pontos Positivos:
  • História excelente e emocionante.
  • Personagens muito carismáticos.
  • Trilha sonora excepcional.
Pontos Negativos: 
  • Falta de informação e história de alguns personagens.

Nota: 9,2/10


E ai, gostaram? Acharam que faltou algo? Qualquer elogio, crítica e sugestão é bem vinda!


0 Comentários para "+REVIEW - Angel Beats"